IATA summer 2025 airBaltic

Reforço da operação da Air Baltic – “IATA Summer Season 2025”

Reforço da operação da Air Baltic Portugal

Informamos o reforço das ligações das operações da Air Baltic, para o período "IATA summer 2025"

VOOS DE\PARA LISBOA

✈️LIS-RIX (31MAR-25OCT)

3 ligações semanais, SEG, SEX, SAB

STD 1615

STA 2230

✈️LIS-VNO (01APR-25OCT)

2 ligações semanais, TER, SAB

STD 1615 / 2315

STA  2245  /0525/+1

 

VOOS DE\PARA PORTO

✈️OPO-RIX (02APR-25OCT)

2 ligações semanais, TER, SAB

STD 1030 / 1630

STA  1630  / 2230

Reforço geral da operação da Air Baltic

Além disso, informamos que as operações permitem conexões que podem aumentar a eficiência da logística através da Air Baltic Cargo.

airBaltic route map summer 2025

 

Informações sobre as dimensões de carga em voos Airbus A220-300 para cargas inferiores a 100 kg a peça.

shipment-size-specification-airbus-a220-300

ℹ️ IATA Summer Season

IATA Summer Season — começa no último domingo de março e termina no último sábado de outubro (em que o domingo seguinte ainda é em outubro). No caso de 2025, irá iniciar-se a 30 de março e termina a 25 de outubro.

Para cada época IATA, os slots são alocados de acordo com um calendário pré-determinado de atividades de coordenação:

  • Distribuição de SHL (Slot Historical List)
  • Data limite para envio do SCR
  • Distribuição de SAL (Slot Allocation List)
  • Conferência de programação da IATA
  • Prazo de devolução de slot
  • Tratamento de voos ad-hoc
OCEAN Alliance 9day product

OCEAN Alliance Day 9 Product

Os membros da OCEAN Alliance, Evergreen Line, COSCO Shipping Line, CMA CGM e Orient Overseas Container Line, assinaram um documento intitulado “The OCEAN Alliance Day 9 Product”, que estabelece a rede pormenorizada da OCEAN Alliance, incluindo a rotação de portos para cada rota de serviço.

O "Day 9 Product" da OCEAN Alliance será lançado em abril de 2025. Pretende utilizar cerca de 390 navios de carga com uma capacidade nominal total estimada em quase 5 milhões de TEU em 41 circuitos semanais de serviço e mais de 520 pares de portos diretos, a fim de proporcionar uma das coberturas de serviço mais abrangentes do mercado.

OCEAN Alliance Day 9 Product inclui as seguintes rotas (loops):

rotas da day9 product da ocean alliance
• 7 Far East - North Europe loops
• 4 Far East - Mediterranean loops
• 22 Transpacific loops (including 14 West Coast North America services, 8 East Coast North America and U.S. Gulf services)
• 3 Transatlantic services loops
• 3 Middle East loops
• 2 Red Sea loops

7 Far East - North Europe loops (rotas) - 88 direct port pairs

(1) NEU1 (NE1):
Qingdao-Shanghai-Ningbo-Xiamen-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Felixstowe-Zeebrugge-Gdansk-Wilhelmshaven-(Cape of Good Hope)-Singapore-Yantian

(2) NEU2 (NE3):
Tianjin-Dalian-Qingdao-Shanghai-Ningbo-Singapore-(Cape of Good Hope)-Rotterdam-Hamburg-Antwerp-(Cape of Good Hope)-Shanghai-Tianjin

(3) NEU3 (NE7):
Shanghai-Xiamen-Hong Kong-Yantian-Cai Mep-Singapore-(Cape of Good Hope)-Rotterdam-Hamburg-Zeebrugge-Felixstowe/
London-(Cape of Good Hope)-Port Klang-Shanghai

(4) NEU4 (FAL1):
Pusan-Ningbo-Shanghai-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Tangier-Dunkerque Southampton-Le Havre-Southampton/Rotterdam/
Algeciras-(Cape of Good Hope)-Port Klang-Pusan

(5) NEU5 (FAL3):
Qingdao-Shanghai-Ningbo-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Le Havre-Rotterdam-Hamburg-Antwerp-Tangier-(Cape of Good Hope)-Port Klang-Qingdao

(6) NEU6 (CEM):
Qingdao-Shanghai-Ningbo-Taipei-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Rotterdam-Felixstowe-Hamburg-Rotterdam-(Cape of Good Hope)-Colombo-
Port Klang-Kaohsiung-Qingdao

(7) NEU7 (CES):
Tianjin-Ningbo-Shanghai-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Antwerp-Hamburg-Rotterdam-(Cape of Good Hope)-Port Klang-Tianjin

3 Transatlantic loops (rotas) - 39 direct port pairs

Transporte Marítimo para os EUA e para o México

(1) NATL(TAE):Southampton-Antwerp-Rotterdam-Bremerhaven-Le Havre-New York-Norfolk-Baltimore-Southampton

(2) SATL(TAE2):Le Havre-Rotterdam-Antwerp-Bremerhaven-Charleston-Savannah-Le Havre

(3) MXGULF(TAE3):Southampton-Rotterdam-Antwerp-Bremerhaven-Veracruz-Altamira-Houston-New Orleans- Southampton

4 Asia-Mediterranean loops (rotas) - 103 direct port pairs

(1) MED1 (MD2):
Qingdao-Shanghai-Ningbo-Kaohsiung-Hong Kong-Yantian-Singapore-(Cape of Good Hope)-Piraeus-Genoa-La Spezia-Fos-Valencia-
(Cape of Good Hope)-Singapore-Qingdao

(2) MED2 (MEX1):
Qingdao-Pusan-Shanghai-Ningbo-Xiamen-Nansha-Shekou-Singapore-(Cape of Good Hope)-Valencia-Barcelona-Fos-Malta-
(Cape of Good Hope)-Port Klang-Qingdao

(3) MED3 (BEX):
Shanghai-Ningbo-Xiamen-Shekou-Nansha-Singapore-(Cape of Good Hope)-Valencia-Piraeus-Istanbul-Safi-Istanbul-Ambarli-Piraeus-
(Cape of Good Hope)-Port Klang-Shanghai

(4) MED5 (BEX2):
Shanghai-Ningbo-Pusan-Shekou-Singapore-(Suez Canal)-Alexandria-Beirut-Koper-Trieste-Rijeka-Alexandria-(Suez Canal)-
Jeddah-Port Klang-Shekou-Shanghai

22 Transpacific loops (rotas)

9 Pacific Southwest loops - 27 direct port pairs

(1) PSW1 (PRX):Haiphong-Xiamen-Nansha-Yantian-Los Angeles-Haiphong

(2) PSW2 (CEN):Tianjin-Qingdao-Shanghai-Long Beach-Prince Rupert-Tianjin

(3) PSW3 (PE1):(USEC3(PE1))-Port Klang-Singapore-Laem Chabang-Cai Mep-Yantian-Los Angeles-Oakland-Yantian-(USEC3(PE1))

(4) PSW5 (CPS):Qingdao-Shanghai-Ningbo-Los Angeles-Oakland-Pusan-Qingdao

(5) PSW6 (PVCS):Cai Mep-Nansha-Hong Kong-Yantian-Kaohsiung-Long Beach-Cai Mep

(6) PSW7 (HTW):Port Klang-Cai Mep-Taipei-Kaohsiung-Yantian-Los Angeles-Oakland-Kaohsiung-Port Klang

(7) PSW9 (PCC1):Ningbo-Shanghai-Pusan-Long Beach-Pusan-Ningbo

(8) PSW10 (SEA):Haiphong-Cai Mep-Yangpu-Xiamen-Ningbo-Long Beach-Haiphong

(9) PSW11 (SEA3):Xiamen-Yantian-Long Beach-Kaohsiung-Xiamen

5 Pacific Northwest loops - 24 direct port pairs

(1) PNW1 (NP1):Yantian-Xiamen-Ningbo-Shanghai-Pusan-Seattle-Vancouver-Gwangyang-Yantian

(2) PNW2-P (PE2):Yantian-Hong Kong-Ningbo-Shanghai-Prince Rupert-Yantian

(3) PNW2-V (PE2):Ningbo-Shanghai-Vancouver-Lianyungang-Ningbo

(4) PNW3 (ANP):(MEA5(ANP))-Kaohsiung-Yantian-Shanghai-Ningbo-Tacoma-Vancouver-Tokyo-Osaka-Shanghai-(MEA5(ANP))

(5) PNW4 (PNW1):Hong Kong-Yantian-Kaohsiung-Vancouver-Seattle-Kaohsiung-Hong Kong

8 Far East - East Coast North America and U.S. Gulf loops - 120 direct port pairs

(1) USEC1 (NUE2):
Tianjin-Qingdao-Ningbo-Shanghai-Pusan-(Panama Canal)-New York-Norfolk-Savannah-(Panama Canal)-Tianjin

(2) USEC2 (SAX):
Laem Chabang-Cai Mep-Yangpu-Hong Kong-Yantian-Xiamen-Shanghai-(Panama Canal)-New York-Savannah-Charleston-
(Cape of Good Hope)-Laem Chabang

(3) USEC3 (PE1):
(PSW3(PE1))-Yantian-Cai Mep-Port Klang-Singapore-Colombo-(Cape of Good Hope)- Halifax-New York-Norfolk-Savannah-Charleston-
(Cape of Good Hope)-Port Klang-(PSW3(PE1))

(4) USEC4 (NUE):
Qingdao-Shanghai-Ningbo-Pusan-(Panama Canal)-Colon-Savannah-Charleston-Boston-New York-Colon-(Panama Canal)-Qingdao

(5) USEC5 (AUE):
Port Klang-Cai Mep-Xiamen-Kaohsiung-Hong Kong-Yantian-(Panama Canal)-Colon-Savannah-New York-Norfolk-Baltimore-
(Cape of Good Hope)-Port Klang

(6) USEC6 (PEX3):
Singapore-Cai Mep-Shekou-Ningbo-Shanghai-Pusan-(Panama Canal)-Houston-Mobile-New Orleans-
(Cape of Good Hope)-Singapore

(7) USEC7 (GME):
Shanghai-Ningbo-Xiamen-Yantian-(Panama Canal)-Houston-Mobile-Tampa-(Panama Canal)-Shanghai

(8) USEC8 (CBX):
Port Klang-Haiphong-Yantian-Ningbo-Shanghai-Pusan-Yokohama-(Panama Canal)-Norfolk-Savannah-Charleston-Miami-
(Cape of Good Hope)-Port Klang

3 Far East - Middle East loops (rotas) - 30 direct port pairs

(1) MEA1(AMA):Qingdao-Ningbo-Shekou-Singapore-Abu Dhabi-Jebel Ali-Hamad-Dammam-Singapore-Qingdao

(2) MEA4(ANP):(PNW3(ANP)-Shanghai-Ningbo-Kaohsiung-Shekou-Port Klang-Jebel Ali-Umm Qasr-Jebel Ali-Port Klang-Kaohsiung- (PNW3(ANP))

(3) MEX5(CMEX):Qingdao-Shanghai-Ningbo-Nansha-Singapore-Jebel Ali-Abu Dhabi-Dammam-Abu Dhabi-Port Klang-Qingdao

2 Far East - Red Sea loops (rotas) - 33 direct port pairs

(1) RES1(FRS):Tianjin-Qingdao-Ningbo-Nansha-Shekou-Singapore-Jeddah-Sokhna-Aqaba-Jeddah-Port Klang-Ningbo-Tianjin

(2) RES2(RES2):Shanghai-Ningbo-Taipei-Xiamen-Shekou-Singapore-Djibouti-Jeddah-Sokhna-Aqaba-Djibouti-Singapore-Shanghai

Notas Finais:

Todos os serviços e rotações acima referidos estão sujeitos a nova revisão, em função das condições do mercado.

Podem existir serviços temporariamente suspensos devido à situação no Mar Vermelho (Far East - Red Sea).

Na assinatura do protocolo, foi avaliado que o OCEAN Alliance Day 9 Product trará a maior quota de mercado, e a mais ampla cobertura de mercado.

Transporte Marítimo para os EUA e para o México

Aumento da cobertura do Transporte Marítimo para os EUA e para o México

A partir de Fevereiro de 2025, a Evergreen Line  vai aumentar a capacidade dos navios e alargar a cobertura do serviço Transatlântico.

 

  • Âmbito de cobertura  : EUA Costa Este  e Golfo do México

· Rota EUA Atlântico Norte : New York; Norfolk; Baltimore; Charleston.

· Rota EUA Atântico Sul:  Charleston; Savannah.

· Rota Golfo do México : Veracruz; Altamira; Houston; New Orleans.

 

  • Cobertura do hinterland EUA e México.

 

Com este upgrade a Evergreen Line melhora a qualidade do serviço de/para EUA e 𝐌é𝐱𝐢𝐜𝐨.

 

Para informações adicionais e pedido de cotações contacte o nosso dept.comercial.

Resulta em geral uma maior rapidez de transporte

A título de exemplo, o transporte marítimo na rota da Evergreen "MXGULF: Mexico and US Gulf Loop" pode poupar até 5 dias de entrega, em comparação com as rotas anteriores do mesmo serviço.

quadro comparativo transporte maritimo rota mexico

 

Já para rota transatlântica para os portos marítimos de Charleston e Savannah, podem resultar poupanças de entregas ainda mais significativas, que podem ir até aos 12 dias, quando comparado com outras rotas anteriores do mesmo serviço.

quadro comparativo transporte rota sul atlantico EUA

 

Já relativamente à rota "NATL: North Atlantic Loop", embora haja uma melhoria dos serviços da Evergreen Line, praticamente não existem grandes diferenças de melhoria de tempo relativamente à concorrência.  Contudo, sendo de realçar a fiabilidade dos serviços da Evergreen Line.

 

Green Ibérica é PME Excelência 2023

A Green Ibérica recebeu a certificação PME Excelência 2023, no dia 4 de dezembro de 2023.

O PME Excelência constitui um selo de reputação que faculta às empresas a oportunidade de estabelecer relações de confiança com a sua envolvente – designadamente fornecedores, clientes, sistema financeiro e autoridades nacionais e regionais – potenciando o desenvolvimento dos seus negócios.

No caso particular das empresas exportadoras e com vocação internacional, o estatuto PME Excelência revela-se especialmente significativo, funcionando como um elemento distintivo e uma garantia inequívoca da solidez e credibilidade empresarial.

As empresas PME Excelência são criteriosamente selecionadas pelo IAPMEI e pelo Turismo de Portugal a partir do conjunto de empresas PME Líder, num processo de reconhecimento justo e merecido do seu mérito e contributo para o desempenho económico nacional.

Para comprovar que as empresas podem divulgar este selo, pode ir à Listagem da consultar aqui a lista de empresas PME Excelência 2023 através deste link.

PME excelencia 2023
Selo das empresas certificadas
Com efeito a partir de janeiro de 2025, a Evergreen Line disponibiliza aos exportadores e importadores portugueses o novo serviço da trade EUR-MED que permite ligar Portugal com destinos/origens do Mediterrâneo.

Transporte Marítimo Portugal com destinos/origens do Mediterrâneo

Com efeito a partir de janeiro de 2025, a Evergreen Line disponibiliza aos exportadores e importadores portugueses o novo serviço da trade EUR-MED que permite ligar Portugal com destinos/origens do Mediterrâneo.

🌏 Âmbito de cobertura: Mediterrâneo

Portos Base : Piraeus(GR); Istanbul (TR); Gebze(TR); Gemlik(TR); Aliaga(TR)

Conexão a outros destinos/origens do mediterrâneo : via Piraeus(GR):

Turquia : Izmir, Mersin e Iskenderun
Grécia : Thessaloniki
Chipre : Limassol
Egipto : Alexandria
Líbano : Beirut
Israel : Haifa e Ashdod
Bulgária : Varna
Roménia : Constanta
Geórgia: Poti
Itália: Veneza; Trieste, Ravenna, Ancona e Bari

ℹ️Cobertura do hinterland nos destinos/origens

 

Para informações adicionais e pedido de cotações contate o nosso dept.comercial.

LISBOA
Exportação
Tel. +351 210 026 506
lsb.bizexp@greeniberica.pt
Importação
Tel.+351 210 026 570
lsb.bizimp@greeniberica.pt

 

LEIXÕES
Exportação
Tel.+351 229 301 906
lxo.bizexp@greeniberica.pt
Importação
Tel.+351 229 991 307
lxo.bizimp@greeniberica.pt

premio melhor GSSA 2024 portugal

Prémio de Carga 2024 – Green Ibérica melhor GSSA

A consagração dos vencedores da edição de 2024 dos PRÉMIOS DE CARGA da revista Transportes e Negócios decorreu nesta quinta-feira, dia 21, no hotel Crowne Plaza, no Porto (tradicional palco dos Seminários do TRANSPORTES & NEGÓCIOS).

Os PRÉMIOS DE CARGA Transportes e Negócios, visam premiar os melhores players do mercado (na opinião dos seus pares e parceiros de negócios), evidentemente, mas também homenagear todos quantos operam no sector e assim contribuem para o desenvolvimento do País.

É com elevada estima e apreço que comunicamos que fomos os vencedores na estreia da nova categoria de Melhor GSSA.

Gostaríamos de agradecer a todos os nossos colaboradores, amigos, parceiros e clientes que nos ajudaram a atingir mais este marco que tanto nos orgulha. Obrigado

calculadora CO2 para transportes de mercadoria

Nova Calculadora pegada ecológica CO2

Estamos a dar um passo em direção a uma logística mais sustentável

Conscientes de que um futuro verde é uma responsabilidade partilhada, lançamos um projeto que oferece maior transparência e consciência do impacto ambiental do transporte. Na Green Ibérica acreditamos firmemente que a sustentabilidade é o caminho a seguir por todos nós.

Por isso, tomámos a decisão de acompanhar os nossos clientes no seu percurso para reduzir a pegada de carbono das suas operações logísticas.

A partir de agora, incluiremos informações nas nossas faturas sobre o CO₂ emitido nos serviços que prestamos, seja por terra, ar ou mar.

Além disso, algumas das nossas ofertas incluirão também estimativas das emissões de carbono, facilitando aos nossos clientes a tomada de decisões mais responsáveis do ponto de vista ambiental.

Este projeto de transformação não seria possível sem o esforço da nossa equipa, que integra práticas mais limpas e implementa melhorias constantes nas nossas operações.

🌏Continuamos a inovar juntos, fazendo uma diferença positiva para o Planeta.🌏

Green Iberica Igualdade Salarial

Green Ibérica distinguida com o selo da igualdade salarial entre mulheres e homens em 2024

A Green Ibérica foi reconhecida com o Selo da Igualdade Salarial entre mulheres e homens. Não seria propriamente um objetivo da Green Ibérica, mas sim um princípio pelo qual se rege, assim como outros tantos pelos quais poderia ser reconhecida. Salientando a sustentabilidade — "Nature above all ".

Este selo foi emitido por uma entidade oficial do estado português. A CITE é, desde 1979, o mecanismo nacional que prossegue a igualdade e não discriminação entre homens e mulheres no trabalho, no emprego e na formação profissional.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) fica na dependência da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, em coordenação com a Ministra da Juventude e Modernização. Conta com as representações do Governo e com as representações das Associações Sindicais e Patronais com assento na Comissão Permanente de Concertação Social.

O dia 14 de novembro de 2024 foi o Dia Nacional da Igualdade Salarial para o ano 2024. Nesse mesmo dia, a Green Ibérica recebeu a distinção.

Grupagem Marítima – Less-than-container Load de e para empresas portuguesas PMEs

Grupagem Marítima – Less-than-container Load de e para Portugal

A grupagem marítima é uma forma de reduzir os custos de transporte marítimo. Quando o volume da mercadoria a ser transportada é significativamente inferior ao volume de um contentor, é possível utilizar o serviço de dividir o espaço de um contentor com outras empresas.

Este serviço é particularmente benéfico para as pequenas e médias empresas (PMEs), que podem não ter carga suficiente para justificar a necessidade de um contentor de transporte completo.

Segundo a Verified Market Reports, este tipo de transporte (inclui marítimo, camiões e comboios) deverá aumentar de USD 9,41 biliões em 2023, para USD 13,21 biliões em 2030. O estudo da Mordor Intelligence corrobora com esta tendência.

O que é Grupagem Marítima

Geralmente, o transporte de carga envolve o envio de mercadorias como Full Container Load (FCL), ou seja, um contentor inteiro, seja de 20 pés (aprox. 6 m) ou de 40 pés (aprox. 12 m). Apenas a expedição de um remetente ocorre neste contentor, seja com 100% de ocupação do espaço disponível do contentor ou com 10%.

Contudo, quando as mercadorias de um remetente ocupam menos que um contentor marítimo, não é necessário que esse remetente utilize um contentor completo para as enviar. É aqui que entra o termo Grupagem.

A grupagem é um método de partilha do espaço de um contentor. Vários remetentes partilham o mesmo contentor, desde um local de partida até a um local de chegada.

Na linguagem da logística de transporte, em geral, o termo Less-than Container Load (LCL) é usado como sinonimo da grupagem, em inglês “groupage”.

O que é grupagem

Vantagens da grupagem

A grupagem marítima oferece vantagens para exportadores, importadores e operadores logísticos. Destacamos as principais:

 

#1 Redução de custos:

  • Permite que empresas com cargas menores compartilhem o espaço de um contentor, dividindo os custos de transporte.
  • Economia em taxas portuárias e de manuseio, e que são repartidas entre várias cargas.

 

#2 Flexibilidade:

  • Possibilita o envio de cargas menores sem a necessidade de esperar para preencher um contentor completo.
  • Maior frequência de embarques, permitindo melhor gestão de stock.

 

#3 Acesso a rotas e destinos:

  • Facilita o acesso a rotas e destinos que poderiam não ser viáveis para cargas menores individualmente.

 

#4 Eficiência logística:

  • Otimização do uso do espaço nos contentores.
  • Menor impacto ambiental devido à melhor utilização dos recursos de transporte.

 

#5 Simplificação de processos:

  • O agente de carga ou NVOCC cuida geralmente de toda a documentação e tramitação aduaneira.

 

#6 Menor risco de danos:

  • As cargas são manuseadas por profissionais especializados, reduzindo o risco de danos durante a consolidação e transporte.

 

#7 Rastreabilidade:

  • Muitos serviços de grupagem oferecem sistemas de rastreamento avançados para acompanhamento das cargas.

 

#8 Armazenagem temporária:

  • Possibilidade de armazenagem temporária nos centros de consolidação antes do embarque.

 

#9 Melhor para pequenas e médias empresas:

  • Permite que empresas menores acedam ao mercado internacional com custos mais competitivos.

 

#10 Serviços adicionais:

  • Muitos agentes oferecem serviços complementares como embalagem, etiquetagem e distribuição.

 

Essas vantagens tornam a grupagem marítima uma opção atrativa, especialmente para empresas que não geram volume suficiente para preencher contentores completos regularmente. Isso democratiza o acesso ao comércio internacional e otimiza a cadeia logística global.

Desvantagens da grupagem

Embora a grupagem marítima ofereça muitas vantagens, ela também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas. Aqui estão as principais:

 

#1 Tempo de trânsito mais longo:

  • O processo de consolidação e desconsolidação pode aumentar o tempo total de transporte.
  • Pode haver atrasos esperando que o contentor seja preenchido com outras cargas.

 

#2 Menor controle sobre a rota:

  • A rota pode não ser a mais direta, pois o contentor pode fazer paradas adicionais para coleta ou entrega de outras cargas.

 

#3 Risco de atrasos:

  • Atrasos de outros Expedidores podem afetar toda a carga consolidada.

 

#4 Maior manipulação da carga:

  • A carga é manuseada mais vezes durante a consolidação e desconsolidação, aumentando o risco de danos.

 

#5 Limitações de carga:

  • Restrições quanto ao tipo, tamanho e peso das mercadorias que podem ser consolidadas.
  • Incompatibilidade com certas cargas perigosas ou que requerem condições especiais.

 

#6 Possível aumento de custos em certas situações:

  • Para volumes maiores, pode ser mais caro que um contentor completo (FCL).
  • Custos adicionais de armazenagem se a carga chegar cedo ao ponto de consolidação.
  • Taxas adicionais para serviços como embalagem especial, armazenamento prolongado ou manuseio de carga fora do padrão.

 

#7 Menor flexibilidade de programação:

Os embarques dependem da programação de quem efetua a grupagem, que pode não se alinhar perfeitamente com as necessidades do exportador.

 

#8 Potencial para erros:

  • Com múltiplas cargas num contentor, há maior risco de erros na separação e entrega.

 

#9 Segurança:

  • A carga viaja com mercadorias de outros remetentes, o que pode ser uma preocupação para produtos de alto valor ou sensíveis.

 

#10 Limitações de rastreamento:

  • Embora existam sistemas de rastreamento, pode ser mais difícil obter informações detalhadas sobre a localização exata da carga individual no contentor.

 

Essas desvantagens não invalidam os benefícios da grupagem, mas devem ser consideradas ao decidir entre LCL (Less than Container Load) e FCL (Full Container Load), dependendo das necessidades específicas de cada embarque.

Quem faz a grupagem marítima

As principais entidades que realizam grupagem marítima são:

  1. Transitários (freight forwarders): empresas especializadas em consolidar cargas menores de diferentes clientes num único contentor.
  2. NVOCCs (Non-Vessel Operating Common Carriers): operadores que não têm navios próprios, mas oferecem serviços de transporte marítimo e consolidação de cargas.
  3. Operadores logísticos: empresas que gerem toda a cadeia logística, incluindo a consolidação de cargas marítimas.
  4. Agentes marítimos: representantes locais das companhias de navegação que podem oferecer serviços de grupagem.
  5. Empresas de transporte multimodal: organizações que coordenam diferentes modos de transporte e podem incluir serviços de grupagem marítima.

Estas entidades trabalham para otimizar o espaço nos contentores, reduzir custos e oferecer soluções eficientes para o transporte de cargas menores que não justificariam um contentor completo (FCL - Full Container Load).

No caso da Green Ibérica, estamos cientes de quando a grupagem é mais vantajosa, fazemos uma proposta com os cenários FCL e LCL.

Onde se faz a grupagem marítima

As grupagens marítimas são geralmente realizadas em vários locais ao longo da cadeia logística. Os principais lugares onde ocorrem são:

 

#1 Armazéns de consolidação:

  • Instalações especializadas próximas aos portos onde as cargas de diferentes clientes são recebidas, organizadas e consolidadas em contentores.
  • Estes armazéns podem ser operados por agentes de carga, NVOCCs ou operadores logísticos.

 

#2Terminais de carga:

  • Áreas dentro ou próximas aos portos onde as cargas são agrupadas antes de serem carregadas nos navios.

 

#3 Portos secos (dry ports):

  • Terminais interiores intermodais conectados diretamente a portos marítimos.
  • Oferecem serviços de consolidação de carga longe da costa, reduzindo congestionamentos nos portos principais.

 

#4 Centros de distribuição:

  • Grandes instalações logísticas onde cargas de diferentes origens podem ser consolidadas para envio.

 

#5 Instalações dos próprios exportadores:

  • Em alguns casos, empresas com volumes significativos podem realizar a grupagem nas suas próprias instalações.

 

#6 Zonas francas ou zonas de comércio exterior:

Áreas especiais com benefícios fiscais onde podem ocorrer operações de grupagem.

 

#7 Hubs logísticos:

  • Pontos estratégicos de conexão onde cargas de diferentes origens são consolidadas para distribuição.

 

A escolha do local para a grupagem depende de fatores como a localização dos clientes, a infraestrutura disponível, os custos operacionais e a eficiência logística da rota de transporte.

Quais são os documentos necessários para o Less-than-container Load

Para o transporte marítimo Less-than-Container Load (LCL), também conhecido como grupagem marítima, são necessários vários documentos. Aqui está uma lista dos principais documentos geralmente requeridos:

  1. Conhecimento de Embarque (Bill of Lading - B/L):
    • Documento emitido pelo transportador que serve como recibo da carga, contrato de transporte e título de propriedade.
    • Para LCL, é geralmente emitido um House Bill of Lading (HBL) pelo agente de carga.
  2. Fatura Comercial (Commercial Invoice):
    • Documento que descreve as mercadorias e o seu valor para fins alfandegários.
  3. Packing List:
    • Lista detalhada do conteúdo da carga, incluindo quantidade, peso e dimensões de cada item.
  4. Certificado de Origem:
    • Documento que atesta o país de origem das mercadorias.
  5. Declaração de Exportação:
    • Documento oficial exigido pelas autoridades aduaneiras do país exportador.
  6. Licenças de Exportação/Importação:
    • Quando aplicáveis, para mercadorias controladas ou restritas.
  7. Certificados de Inspeção:
    • Para certos tipos de produtos, como alimentos ou produtos químicos.
  8. Apólice ou Certificado de Seguro:
    • Documento que comprova a cobertura de seguro da carga.
  9. Carta de Instruções do Expedidor:
    • Fornece detalhes sobre o manuseio e envio da carga ao agente de carga.
  10. Declaração de Mercadorias Perigosas:
    • Se aplicável, para cargas que contenham materiais perigosos.
  11. Formulário de Reserva de Carga (Booking Form):
    • Confirmação da reserva de espaço no contentor.
  12. Documentos Fitossanitários ou Sanitários:
    • Para produtos de origem animal ou vegetal.
  13. Autorização de Despacho Aduaneiro:
    • Documento que autoriza um agente a realizar o despacho aduaneiro em nome do importador/exportador.
  14. Manifesto de Carga:
    • Lista completa de todas as cargas no contentor, geralmente preparada pela entidade que efetua a consolidação.

 

É importante notar que os requisitos documentais podem variar dependendo do país de origem, destino, tipo de mercadoria e regulamentações específicas. Além disso, alguns países podem exigir documentos adicionais ou ter formulários específicos.

Recomenda-se sempre consultar um agente de carga experiente ou as autoridades aduaneiras relevantes para garantir que toda a documentação necessária seja providenciada corretamente, evitando atrasos ou problemas no processo de exportação/importação.

Grupagem Marítima em Portugal

A grupagem marítima em Portugal desempenha um papel crucial na economia do país, refletindo a sua rica história marítima e a sua posição estratégica na Europa. Situada na costa atlântica da Península Ibérica, Portugal serve como uma importante porta de entrada para o continente europeu.

Os principais portos portugueses, como Lisboa, Leixões (Porto), Sines e Setúbal, são os centros nevrálgicos da atividade de grupagem marítima no país.

O setor de grupagem marítima em Portugal é caracterizado por uma mistura de empresas nacionais e internacionais de Transitários /Forwarders e empresas de Carga / NVOCC. Esta variedade de operadores contribui para a oferta de serviços especializados, atendendo às necessidades específicas de diferentes setores da economia portuguesa, desde os tradicionais vinhos, azeites, têxteis e cortiça  até produtos industriais mais complexos.

A integração de Portugal na União Europeia trouxe consigo uma série de regulamentações e práticas padronizadas que regem as operações de grupagem marítima. A Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal desempenha um papel fundamental na supervisão dos aspetos aduaneiros, garantindo a conformidade com as normas europeias e nacionais.

O setor enfrenta desafios, particularmente a forte concorrência dos portos espanhóis, especialmente para cargas destinadas à Península Ibérica. Para manter a sua competitividade, Portugal tem investido na modernização da sua infraestrutura portuária e na melhoria das conexões intermodais. A integração crescente com o transporte ferroviário, por exemplo, visa fortalecer as ligações com o interior da Europa, expandindo o alcance dos serviços de grupagem marítima portugueses.

O futuro da grupagem marítima em Portugal parece promissor, com oportunidades significativas para crescimento. O país está bem posicionado para aumentar o seu papel como ponto de entrada para a Europa, especialmente para cargas provenientes da América do Sul e África, regiões com as quais Portugal mantém laços históricos e culturais fortes. Além disso, há um foco crescente em práticas sustentáveis, com os portos portugueses buscando implementar tecnologias e processos mais ecológicos para atender às demandas globais por operações logísticas mais verdes.

A digitalização continua a ser uma prioridade no setor de grupagem marítima em Portugal. A adoção de tecnologias avançadas de rastreamento e gestão de carga não só melhora a eficiência operacional, mas também aumenta a transparência e a confiabilidade dos serviços oferecidos, um fator crucial para atrair e reter clientes internacionais.

Em conclusão, a grupagem marítima em Portugal é um setor dinâmico e em evolução, que capitaliza a localização estratégica do país e a sua tradição marítima. Apesar dos desafios, o contínuo investimento em infraestrutura, tecnologia e capital humano posiciona Portugal como um player cada vez mais relevante no cenário logístico europeu e global, prometendo um futuro de crescimento e inovação no setor de grupagem marítima.

Quando é que é melhor optar pelo Less-than-container Load (LCL) – caso prático

A empresa responsável pela expedição deve ponderar as vantagens e desvantagens acima enumeradas.

Por exemplo, se não existe nenhuma margem no tempo de entrega, pode ser melhor escolher o Full Container Load (FCL).

É importante ressaltar que as capacidades dos contentores da EVERGREEN são essencialmente comuns a todos os contentores de outros fornecedores:

medidas dos contentores maritimos da evergreen: 20 pés e 40 pés

Isto quer dizer que em termos de volume existem as limitações de carga de 33m3 para o contentor de 20’ e 67m3 para o contentor de 40’.

Já no peso, existe uma inversão das capacidades, pois o contentor de 40 pés, permite um peso inferior ao do contentor de 20 pés. Ou seja, no contentor de 20 pés, a carga pode ter um peso médio de 854 Kg / m3, já no contentor de 40 pés, não o peso médio da carga não pode ultrapassar os 392 Kg / m3.

Assim, se for um exportador de vinho, como a carga é superior os 392 Kg / m3, terá que ter em consideração, que o transporte será efetuado num contentor de 20 pés, com a limitação de 33 m3.

Conforme as especificações de um exportador de vinhos exemplo:

Existem medidas Pallets standard

Conforma as imagens abaixo existe medidas standard para as paletes, pelo que o fornecedor de vinhos, deveria considerar embalar a mercadoria para expedição por via marítima nestes dois modelos de pallets: standard pallets ou europallets.

medidas pallets para contentor maritimo 20 pés
medida das pallets para contentor maritimo de 40 pés

O limite de volume, seria no máximo 25 europallets num contentor de 40 pés como podem verificar nas imagens.

Conforme a remessa, começam a jogar as vantagens e desvantagens.

Se a remessa for de 10 ou 11 europallets, provavelmente é melhor manter a opção de 20 pés  e 21 a 25 euro pallets 40 pés Full Container Load.

Contudo, à medida que a remessa for menor, entraremos numa zona cinzenta, o balanço entre o preço e as vantagens e desvantagens não é tão óbvio.

Mas depois passamos, para uma quantidade de remessa em que é óbvio ser melhor optar pela Grupagem, sendo o valor mínimo 1 palete, mas poderá ser também vantajoso se a remessa for até 5 pallets.

exemplo de pellets de vinhos

#2 Circulares Qatar Cargo – Setembro 2024

#1 Circular

 

Prezado cliente,

Na Qatar Airways Cargo, encontramos maneiras de alavancar a tecnologia e simplificar os negócios. A digitalização dos processos principais é uma prioridade fundamental, e acreditamos que os ganhos de eficiência devem começar na primeira etapa, que é o processo de reserva.

O nosso ecossistema de reservas electrónicas omnicanal permite-lhe reservar carga utilizando a nossa própria plataforma de reservas electrónicas, a Digital Lounge, os nossos parceiros de mercado online ou diretamente a partir do sistema de reservas do cliente.

O Digital Lounge é a nossa solução de balcão único onde beneficia de uma interface de fácil utilização que lhe oferece a conveniência de reservar a sua carga online a qualquer hora, em qualquer lugar, com uma série de funcionalidades na ponta dos dedos.

 

Note-se que, a partir de 17 de setembro de 2024, a taxa de reserva manual será aplicada com base no aumento do limite da reserva.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto com o escritório local da Qatar Airways Cargo.
Atenciosamente,
Qatar Airways Cargo

#2 Circular

 

Prezado Cliente,

Na Qatar Airways Cargo, estamos a avançar rapidamente para a adoção da digitalização, tecnologias modernas e operações aprimoradas para impactar positivamente o nosso planeta e as pessoas.

O e-AWB é um componente vital da nossa estratégia de transformação digital, proporcionando vários benefícios, incluindo tempos de processamento mais rápidos, maior eficiência operacional e redução do uso de papel.

Pensando nisso, os clientes podem utilizar o e-AWBs em rotas viáveis, ativando a funcionalidade conforme estipulado no Site QR Cargo.

Caso um cliente opte por enviar um AWB em papel, uma taxa de US$30 ou o equivalente em moeda local será aplicada por remessa a partir de 1 de novembro de 2024.

Obrigado pelo seu apoio e cooperação contínuos.

Sinceramente,
Carga Qatar Airways

Tradução do Inglês