Grupagem Marítima – Less-than-container Load de e para empresas portuguesas PMEs

Grupagem Marítima – Less-than-container Load de e para Portugal

A grupagem marítima é uma forma de reduzir os custos de transporte marítimo. Quando o volume da mercadoria a ser transportada é significativamente inferior ao volume de um contentor, é possível utilizar o serviço de dividir o espaço de um contentor com outras empresas.

Este serviço é particularmente benéfico para as pequenas e médias empresas (PMEs), que podem não ter carga suficiente para justificar a necessidade de um contentor de transporte completo.

Segundo a Verified Market Reports, este tipo de transporte (inclui marítimo, camiões e comboios) deverá aumentar de USD 9,41 biliões em 2023, para USD 13,21 biliões em 2030. O estudo da Mordor Intelligence corrobora com esta tendência.

O que é Grupagem Marítima

Geralmente, o transporte de carga envolve o envio de mercadorias como Full Container Load (FCL), ou seja, um contentor inteiro, seja de 20 pés (aprox. 6 m) ou de 40 pés (aprox. 12 m). Apenas a expedição de um remetente ocorre neste contentor, seja com 100% de ocupação do espaço disponível do contentor ou com 10%.

Contudo, quando as mercadorias de um remetente ocupam menos que um contentor marítimo, não é necessário que esse remetente utilize um contentor completo para as enviar. É aqui que entra o termo Grupagem.

A grupagem é um método de partilha do espaço de um contentor. Vários remetentes partilham o mesmo contentor, desde um local de partida até a um local de chegada.

Na linguagem da logística de transporte, em geral, o termo Less-than Container Load (LCL) é usado como sinonimo da grupagem, em inglês “groupage”.

O que é grupagem

Vantagens da grupagem

A grupagem marítima oferece vantagens para exportadores, importadores e operadores logísticos. Destacamos as principais:

 

#1 Redução de custos:

  • Permite que empresas com cargas menores compartilhem o espaço de um contentor, dividindo os custos de transporte.
  • Economia em taxas portuárias e de manuseio, e que são repartidas entre várias cargas.

 

#2 Flexibilidade:

  • Possibilita o envio de cargas menores sem a necessidade de esperar para preencher um contentor completo.
  • Maior frequência de embarques, permitindo melhor gestão de stock.

 

#3 Acesso a rotas e destinos:

  • Facilita o acesso a rotas e destinos que poderiam não ser viáveis para cargas menores individualmente.

 

#4 Eficiência logística:

  • Otimização do uso do espaço nos contentores.
  • Menor impacto ambiental devido à melhor utilização dos recursos de transporte.

 

#5 Simplificação de processos:

  • O agente de carga ou NVOCC cuida geralmente de toda a documentação e tramitação aduaneira.

 

#6 Menor risco de danos:

  • As cargas são manuseadas por profissionais especializados, reduzindo o risco de danos durante a consolidação e transporte.

 

#7 Rastreabilidade:

  • Muitos serviços de grupagem oferecem sistemas de rastreamento avançados para acompanhamento das cargas.

 

#8 Armazenagem temporária:

  • Possibilidade de armazenagem temporária nos centros de consolidação antes do embarque.

 

#9 Melhor para pequenas e médias empresas:

  • Permite que empresas menores acedam ao mercado internacional com custos mais competitivos.

 

#10 Serviços adicionais:

  • Muitos agentes oferecem serviços complementares como embalagem, etiquetagem e distribuição.

 

Essas vantagens tornam a grupagem marítima uma opção atrativa, especialmente para empresas que não geram volume suficiente para preencher contentores completos regularmente. Isso democratiza o acesso ao comércio internacional e otimiza a cadeia logística global.

Desvantagens da grupagem

Embora a grupagem marítima ofereça muitas vantagens, ela também apresenta algumas desvantagens que devem ser consideradas. Aqui estão as principais:

 

#1 Tempo de trânsito mais longo:

  • O processo de consolidação e desconsolidação pode aumentar o tempo total de transporte.
  • Pode haver atrasos esperando que o contentor seja preenchido com outras cargas.

 

#2 Menor controle sobre a rota:

  • A rota pode não ser a mais direta, pois o contentor pode fazer paradas adicionais para coleta ou entrega de outras cargas.

 

#3 Risco de atrasos:

  • Atrasos de outros Expedidores podem afetar toda a carga consolidada.

 

#4 Maior manipulação da carga:

  • A carga é manuseada mais vezes durante a consolidação e desconsolidação, aumentando o risco de danos.

 

#5 Limitações de carga:

  • Restrições quanto ao tipo, tamanho e peso das mercadorias que podem ser consolidadas.
  • Incompatibilidade com certas cargas perigosas ou que requerem condições especiais.

 

#6 Possível aumento de custos em certas situações:

  • Para volumes maiores, pode ser mais caro que um contentor completo (FCL).
  • Custos adicionais de armazenagem se a carga chegar cedo ao ponto de consolidação.
  • Taxas adicionais para serviços como embalagem especial, armazenamento prolongado ou manuseio de carga fora do padrão.

 

#7 Menor flexibilidade de programação:

Os embarques dependem da programação de quem efetua a grupagem, que pode não se alinhar perfeitamente com as necessidades do exportador.

 

#8 Potencial para erros:

  • Com múltiplas cargas num contentor, há maior risco de erros na separação e entrega.

 

#9 Segurança:

  • A carga viaja com mercadorias de outros remetentes, o que pode ser uma preocupação para produtos de alto valor ou sensíveis.

 

#10 Limitações de rastreamento:

  • Embora existam sistemas de rastreamento, pode ser mais difícil obter informações detalhadas sobre a localização exata da carga individual no contentor.

 

Essas desvantagens não invalidam os benefícios da grupagem, mas devem ser consideradas ao decidir entre LCL (Less than Container Load) e FCL (Full Container Load), dependendo das necessidades específicas de cada embarque.

Quem faz a grupagem marítima

As principais entidades que realizam grupagem marítima são:

  1. Transitários (freight forwarders): empresas especializadas em consolidar cargas menores de diferentes clientes num único contentor.
  2. NVOCCs (Non-Vessel Operating Common Carriers): operadores que não têm navios próprios, mas oferecem serviços de transporte marítimo e consolidação de cargas.
  3. Operadores logísticos: empresas que gerem toda a cadeia logística, incluindo a consolidação de cargas marítimas.
  4. Agentes marítimos: representantes locais das companhias de navegação que podem oferecer serviços de grupagem.
  5. Empresas de transporte multimodal: organizações que coordenam diferentes modos de transporte e podem incluir serviços de grupagem marítima.

Estas entidades trabalham para otimizar o espaço nos contentores, reduzir custos e oferecer soluções eficientes para o transporte de cargas menores que não justificariam um contentor completo (FCL - Full Container Load).

No caso da Green Ibérica, estamos cientes de quando a grupagem é mais vantajosa, fazemos uma proposta com os cenários FCL e LCL.

Onde se faz a grupagem marítima

As grupagens marítimas são geralmente realizadas em vários locais ao longo da cadeia logística. Os principais lugares onde ocorrem são:

 

#1 Armazéns de consolidação:

  • Instalações especializadas próximas aos portos onde as cargas de diferentes clientes são recebidas, organizadas e consolidadas em contentores.
  • Estes armazéns podem ser operados por agentes de carga, NVOCCs ou operadores logísticos.

 

#2Terminais de carga:

  • Áreas dentro ou próximas aos portos onde as cargas são agrupadas antes de serem carregadas nos navios.

 

#3 Portos secos (dry ports):

  • Terminais interiores intermodais conectados diretamente a portos marítimos.
  • Oferecem serviços de consolidação de carga longe da costa, reduzindo congestionamentos nos portos principais.

 

#4 Centros de distribuição:

  • Grandes instalações logísticas onde cargas de diferentes origens podem ser consolidadas para envio.

 

#5 Instalações dos próprios exportadores:

  • Em alguns casos, empresas com volumes significativos podem realizar a grupagem nas suas próprias instalações.

 

#6 Zonas francas ou zonas de comércio exterior:

Áreas especiais com benefícios fiscais onde podem ocorrer operações de grupagem.

 

#7 Hubs logísticos:

  • Pontos estratégicos de conexão onde cargas de diferentes origens são consolidadas para distribuição.

 

A escolha do local para a grupagem depende de fatores como a localização dos clientes, a infraestrutura disponível, os custos operacionais e a eficiência logística da rota de transporte.

Quais são os documentos necessários para o Less-than-container Load

Para o transporte marítimo Less-than-Container Load (LCL), também conhecido como grupagem marítima, são necessários vários documentos. Aqui está uma lista dos principais documentos geralmente requeridos:

  1. Conhecimento de Embarque (Bill of Lading - B/L):
    • Documento emitido pelo transportador que serve como recibo da carga, contrato de transporte e título de propriedade.
    • Para LCL, é geralmente emitido um House Bill of Lading (HBL) pelo agente de carga.
  2. Fatura Comercial (Commercial Invoice):
    • Documento que descreve as mercadorias e o seu valor para fins alfandegários.
  3. Packing List:
    • Lista detalhada do conteúdo da carga, incluindo quantidade, peso e dimensões de cada item.
  4. Certificado de Origem:
    • Documento que atesta o país de origem das mercadorias.
  5. Declaração de Exportação:
    • Documento oficial exigido pelas autoridades aduaneiras do país exportador.
  6. Licenças de Exportação/Importação:
    • Quando aplicáveis, para mercadorias controladas ou restritas.
  7. Certificados de Inspeção:
    • Para certos tipos de produtos, como alimentos ou produtos químicos.
  8. Apólice ou Certificado de Seguro:
    • Documento que comprova a cobertura de seguro da carga.
  9. Carta de Instruções do Expedidor:
    • Fornece detalhes sobre o manuseio e envio da carga ao agente de carga.
  10. Declaração de Mercadorias Perigosas:
    • Se aplicável, para cargas que contenham materiais perigosos.
  11. Formulário de Reserva de Carga (Booking Form):
    • Confirmação da reserva de espaço no contentor.
  12. Documentos Fitossanitários ou Sanitários:
    • Para produtos de origem animal ou vegetal.
  13. Autorização de Despacho Aduaneiro:
    • Documento que autoriza um agente a realizar o despacho aduaneiro em nome do importador/exportador.
  14. Manifesto de Carga:
    • Lista completa de todas as cargas no contentor, geralmente preparada pela entidade que efetua a consolidação.

 

É importante notar que os requisitos documentais podem variar dependendo do país de origem, destino, tipo de mercadoria e regulamentações específicas. Além disso, alguns países podem exigir documentos adicionais ou ter formulários específicos.

Recomenda-se sempre consultar um agente de carga experiente ou as autoridades aduaneiras relevantes para garantir que toda a documentação necessária seja providenciada corretamente, evitando atrasos ou problemas no processo de exportação/importação.

Grupagem Marítima em Portugal

A grupagem marítima em Portugal desempenha um papel crucial na economia do país, refletindo a sua rica história marítima e a sua posição estratégica na Europa. Situada na costa atlântica da Península Ibérica, Portugal serve como uma importante porta de entrada para o continente europeu.

Os principais portos portugueses, como Lisboa, Leixões (Porto), Sines e Setúbal, são os centros nevrálgicos da atividade de grupagem marítima no país.

O setor de grupagem marítima em Portugal é caracterizado por uma mistura de empresas nacionais e internacionais de Transitários /Forwarders e empresas de Carga / NVOCC. Esta variedade de operadores contribui para a oferta de serviços especializados, atendendo às necessidades específicas de diferentes setores da economia portuguesa, desde os tradicionais vinhos, azeites, têxteis e cortiça  até produtos industriais mais complexos.

A integração de Portugal na União Europeia trouxe consigo uma série de regulamentações e práticas padronizadas que regem as operações de grupagem marítima. A Autoridade Tributária e Aduaneira de Portugal desempenha um papel fundamental na supervisão dos aspetos aduaneiros, garantindo a conformidade com as normas europeias e nacionais.

O setor enfrenta desafios, particularmente a forte concorrência dos portos espanhóis, especialmente para cargas destinadas à Península Ibérica. Para manter a sua competitividade, Portugal tem investido na modernização da sua infraestrutura portuária e na melhoria das conexões intermodais. A integração crescente com o transporte ferroviário, por exemplo, visa fortalecer as ligações com o interior da Europa, expandindo o alcance dos serviços de grupagem marítima portugueses.

O futuro da grupagem marítima em Portugal parece promissor, com oportunidades significativas para crescimento. O país está bem posicionado para aumentar o seu papel como ponto de entrada para a Europa, especialmente para cargas provenientes da América do Sul e África, regiões com as quais Portugal mantém laços históricos e culturais fortes. Além disso, há um foco crescente em práticas sustentáveis, com os portos portugueses buscando implementar tecnologias e processos mais ecológicos para atender às demandas globais por operações logísticas mais verdes.

A digitalização continua a ser uma prioridade no setor de grupagem marítima em Portugal. A adoção de tecnologias avançadas de rastreamento e gestão de carga não só melhora a eficiência operacional, mas também aumenta a transparência e a confiabilidade dos serviços oferecidos, um fator crucial para atrair e reter clientes internacionais.

Em conclusão, a grupagem marítima em Portugal é um setor dinâmico e em evolução, que capitaliza a localização estratégica do país e a sua tradição marítima. Apesar dos desafios, o contínuo investimento em infraestrutura, tecnologia e capital humano posiciona Portugal como um player cada vez mais relevante no cenário logístico europeu e global, prometendo um futuro de crescimento e inovação no setor de grupagem marítima.

Quando é que é melhor optar pelo Less-than-container Load (LCL) – caso prático

A empresa responsável pela expedição deve ponderar as vantagens e desvantagens acima enumeradas.

Por exemplo, se não existe nenhuma margem no tempo de entrega, pode ser melhor escolher o Full Container Load (FCL).

É importante ressaltar que as capacidades dos contentores da EVERGREEN são essencialmente comuns a todos os contentores de outros fornecedores:

medidas dos contentores maritimos da evergreen: 20 pés e 40 pés

Isto quer dizer que em termos de volume existem as limitações de carga de 33m3 para o contentor de 20’ e 67m3 para o contentor de 40’.

Já no peso, existe uma inversão das capacidades, pois o contentor de 40 pés, permite um peso inferior ao do contentor de 20 pés. Ou seja, no contentor de 20 pés, a carga pode ter um peso médio de 854 Kg / m3, já no contentor de 40 pés, não o peso médio da carga não pode ultrapassar os 392 Kg / m3.

Assim, se for um exportador de vinho, como a carga é superior os 392 Kg / m3, terá que ter em consideração, que o transporte será efetuado num contentor de 20 pés, com a limitação de 33 m3.

Conforme as especificações de um exportador de vinhos exemplo:

Existem medidas Pallets standard

Conforma as imagens abaixo existe medidas standard para as paletes, pelo que o fornecedor de vinhos, deveria considerar embalar a mercadoria para expedição por via marítima nestes dois modelos de pallets: standard pallets ou europallets.

medidas pallets para contentor maritimo 20 pés
medida das pallets para contentor maritimo de 40 pés

O limite de volume, seria no máximo 25 europallets num contentor de 40 pés como podem verificar nas imagens.

Conforme a remessa, começam a jogar as vantagens e desvantagens.

Se a remessa for de 10 ou 11 europallets, provavelmente é melhor manter a opção de 20 pés  e 21 a 25 euro pallets 40 pés Full Container Load.

Contudo, à medida que a remessa for menor, entraremos numa zona cinzenta, o balanço entre o preço e as vantagens e desvantagens não é tão óbvio.

Mas depois passamos, para uma quantidade de remessa em que é óbvio ser melhor optar pela Grupagem, sendo o valor mínimo 1 palete, mas poderá ser também vantajoso se a remessa for até 5 pallets.

exemplo de pellets de vinhos

#2 Circulares Qatar Cargo – Setembro 2024

#1 Circular

 

Prezado cliente,

Na Qatar Airways Cargo, encontramos maneiras de alavancar a tecnologia e simplificar os negócios. A digitalização dos processos principais é uma prioridade fundamental, e acreditamos que os ganhos de eficiência devem começar na primeira etapa, que é o processo de reserva.

O nosso ecossistema de reservas electrónicas omnicanal permite-lhe reservar carga utilizando a nossa própria plataforma de reservas electrónicas, a Digital Lounge, os nossos parceiros de mercado online ou diretamente a partir do sistema de reservas do cliente.

O Digital Lounge é a nossa solução de balcão único onde beneficia de uma interface de fácil utilização que lhe oferece a conveniência de reservar a sua carga online a qualquer hora, em qualquer lugar, com uma série de funcionalidades na ponta dos dedos.

 

Note-se que, a partir de 17 de setembro de 2024, a taxa de reserva manual será aplicada com base no aumento do limite da reserva.

Caso tenha alguma dúvida, entre em contacto com o escritório local da Qatar Airways Cargo.
Atenciosamente,
Qatar Airways Cargo

#2 Circular

 

Prezado Cliente,

Na Qatar Airways Cargo, estamos a avançar rapidamente para a adoção da digitalização, tecnologias modernas e operações aprimoradas para impactar positivamente o nosso planeta e as pessoas.

O e-AWB é um componente vital da nossa estratégia de transformação digital, proporcionando vários benefícios, incluindo tempos de processamento mais rápidos, maior eficiência operacional e redução do uso de papel.

Pensando nisso, os clientes podem utilizar o e-AWBs em rotas viáveis, ativando a funcionalidade conforme estipulado no Site QR Cargo.

Caso um cliente opte por enviar um AWB em papel, uma taxa de US$30 ou o equivalente em moeda local será aplicada por remessa a partir de 1 de novembro de 2024.

Obrigado pelo seu apoio e cooperação contínuos.

Sinceramente,
Carga Qatar Airways

Tradução do Inglês

Transporte em Contentores Refrigerados: Um Guia Completo para Importadores e Exportadores Portugueses

Transporte em Contentores Refrigerados: Um Guia Completo para Importadores e Exportadores Portugueses

Introdução ao Transporte em Contentores Refrigerados

O que são contentores refrigerados?

Atualmente é mais correto denominarem-se Contentores de Temperatura Controlada ou, em inglês, reefers”. São contentores, especializados para transportar cargas que requerem um controle preciso de temperatura durante o transporte.

Estes são fundamentais para assegurarem a qualidade e a segurança de produtos perecíveis, como sejam alimentos, medicamentos e outros itens que podem sofrer variações térmicas.

 

Importância do transporte refrigerado para o comércio internacional

O transporte refrigerado tem uma função crucial no comércio internacional, especialmente na era da globalização. Ele permite que produtos perecíveis sejam transportados por grandes distâncias, mantendo a qualidade e a frescura.

  1. Garantia da qualidade: ao controlar a temperatura, a humidade e outras condições ambientais nos contentores, é possível preservar as características sensoriais, nutricionais e a vida útil dos produtos.
  2. Ampliação dos mercados: o transporte refrigerado possibilita que países com climas diferentes comercializem os seus produtos agrícolas e alimentícios em todo o mundo, diversificando a oferta e atendendo à procura dos consumidores.
  3. Redução do desperdício: ao evitar que os produtos se deteriorem durante o transporte, o transporte refrigerado contribui para reduzir o desperdício de alimentos, o que é fundamental para garantir a segurança alimentar global.
  4. Estabilidade de preços: uma oferta mais estável de produtos perecíveis, graças ao transporte refrigerado, ajuda a controlar os preços, beneficiando tanto os produtores quanto os consumidores.
  5. Desenvolvimento económico: o comércio internacional de produtos perecíveis, facilitado pelo transporte refrigerado, estimula o desenvolvimento económico de diversas regiões, gerando empregos e lucro.

 

Características, capacidade e do contentor

O transporte marítimo tem duas configurações de contentores de temperatura controlada: 20 pés e 40 pés.

A frota da EVERGREEN dispõe sobretudo de contentores de temperatura controlada de 40’ High Cube, com capacidade de carga de 25.890 Kgs e 67,6 M3.

Esquema do interior de um contentor refrigerado:

esquema de um contentor de frios

Antes de se colocar a mercadoria nos contentores, estes já vêm com a temperatura definida, e é efetuada uma Pre Trip Inspection para atestar as condições do equipamento.

Durante o transporte, os contentores EVERGREEN têm um sistema de monitorização permanente, permitindo saber a temperatura durante todo o percurso.

Este sistema tornou as exportações e importações de produtos que necessitam de temperartura controlada muito mais fiável.

A conceção destes contentores impede a entrada de água ou insetos no seu interior. Além disso, conseguem libertar o excesso de água que pode acumular-se no interior, graças a um sistema de drenagem.

Outra característica dos Contentores de Temperatura Controlada, é que estes se subdividem em:

  • Carga refrigerada - transporte em caixas que permitam a ventilação, sendo o cartão o material mais adequado. Isto é necessário para o ar fluir através da carga e para que os gases e o calor sejam expelidos.
  • Carga congelada – a regra é que os produtos devem estar hermeticamente fechados com materiais que impeçam a entrada de ar. A colocação dos congelados no contentor deve obedecer a regras que devem ser estritamente cumpridas.

 

Configurações específicas do reefer de acordo com diferentes produtos

O transporte de carga refrigerada exige um controlo preciso de 3 fatores: temperatura, ventilação e humidade:

  1. Temperatura: Os contentores frigoríficos padrão são construídos para manterem a temperatura entre +25 °C e -25 °C para cargas refrigeradas e congeladas.
  2. Ventilação: O ar deve fluir continuamente através da carga para garantir a homogeneização da temperatura e para remover gases. Esta deve ser regulada conforme a carga, sendo que a ventilação com ar fresco é necessária para frutas e legumes; para mercadorias congeladas, o ar deve fluir em torno da carga.
  3. Humidade: Deve existir uma regulação da humidade, sendo que o padrão situa-se entre 60% e 85% de humidade relativa (HR).

Requisitos para o transporte de produtos em contentores de temperatura controlada

O transporte refrigerado é essencial para garantir a qualidade e a segurança de uma ampla variedade de produtos perecíveis. Cada tipo de produto possui requisitos específicos de temperatura de modo a manter as suas características originais e evitar a deterioração.

Transporte via marítima de frutas e verduras

A maioria das frutas e legumes exige temperaturas entre 0 °C e 10 °C. Algumas frutas tropicais podem necessitar de temperaturas ligeiramente mais altas, enquanto outras, como morangos e uvas, requerem temperaturas mais baixas

 

Temperaturas ideias para exportação de frutas e produtos hortícolas:

  • Frutas como laranjas, uvas e cerejas, por exemplo, devem ser armazenadas a uma temperatura entre 0 e 2 graus Celsius e a uma humidade entre 95% e 100%.
  • No caso de produtos hortícolas refrigerados, a temperatura de receção/entrega deve estar compreendida entre os 2 °C e os 12 °C, devendo respeitar-se a especificidade da temperatura para cada produto, conforme a indicação do produtor.
  • Os produtos hortícolas congelados devem ser transportados, regra geral, à temperatura de – 10 °C.

 

O transporte marítimo de Plantas e flores cortadas exigem diferentes temperaturas, dependendo da espécie. Algumas precisam de temperaturas próximas a 0 °C, enquanto outras preferem temperaturas mais altas.

Transporte via marítima de produtos origem animal

Para o  transporte de produtos de origem animal, socorremo-nos do Esclarecimento Técnico nº 2 / DGAV / 2019. Este quadro é aplicável em Portugal, mas também deve-se atender às especificações do comprador, e do equivalente à DGAV do seu país.

tabela de temperaturas de alimentos refrigerados e congelados

Estes valores são meramente indicativos, sendo da responsabilidade do carregador/expedidor a indicação dos valores de temperatura e humidade dos produtos durante o transporte.

 

Transporte via marítima de produtos farmacêuticos e químicos

Importação e exportação de Medicamentos

Muitos medicamentos, especialmente vacinas e produtos biológicos, exigem temperaturas extremamente baixas, como -20 °C ou -80 °C, para manter a sua eficácia.

Vacinas, anticorpos monoclonais e outros produtos biológicos são altamente sensíveis à temperatura e precisam de ser transportados em condições de temperatura extremamente baixa, muitas vezes utilizando nitrogénio líquido

 

Importação e exportação de Produtos químicos

Algumas substâncias químicas, como reagentes e produtos farmacêuticos, necessitam de temperaturas controladas para evitar reações químicas indesejadas.

Produtos químicos que frequentemente necessitam de refrigeração ou congelamento durante o transporte marítimo incluem:

  • Monômeros: Algumas substâncias utilizadas na produção de polímeros, como o isopreno (usado para produzir borracha sintética), podem ser instáveis a temperaturas mais altas e requerem refrigeração.
  • Reagentes químicos: muitos reagentes químicos utilizados em laboratórios e indústrias, especialmente aqueles utilizados em reações orgânicas, são sensíveis à temperatura e precisam de ser transportados em condições refrigeradas para evitar decomposição.
  • Alguns gases liquefeitos: gases como o cloro e o amoníaco podem ser transportados em estado líquido sob pressão. Para manter esses gases no estado líquido, é necessário manter o contentor a uma temperatura baixa.

Processo de Transporte em Contentores de Temperatura Controlada

Preparação e acondicionamento da carga

A preparação e o acondicionamento adequado da carga num contentor refrigerado são cruciais para garantir a integridade dos produtos durante o transporte. A seguir, apresentamos algumas etapas e cuidados importantes a serem considerados:

1. Escolha da Embalagem Adequada:

  • Materiais: Utilize embalagens fabricadas com materiais que não transmitam odores ou sabores aos produtos, como plástico de alta densidade, papelão ondulado e isopor.
  • Resistência: As embalagens devem ser resistentes o suficiente para suportar o manuseamento e as condições do transporte, evitando danos aos produtos.
  • Isolamento: Para produtos que exigem temperaturas muito baixas, considere o uso de embalagens com isolamento térmico adicional.
  • Ventilação: Se necessário, utilize embalagens com aberturas que permitem a circulação do ar e evitam a acumulação de humidade.

2. Preparação dos Produtos:

  • Limpeza: Os produtos devem estar limpos e secos antes de serem embalados.
  • Classificação: Separe os produtos por tipo, temperatura ideal e data de validade para facilitar o controlo e evitar contaminações cruzadas.
  • Proteção: Utilize separadores, divisórias ou paletes para proteger os produtos contra impactos e abrasões.

3. Carregamento do contentor

  • Distribuição de Peso: Distribua o peso da carga uniformemente no contentor, evitando sobrecarga em áreas específicas.
  • Ventilação: Deixe espaço suficiente entre as embalagens para permitir a circulação do ar e garantir a uniformidade da temperatura.
  • Isolamento: Utilize materiais isolantes para preencher os espaços vazios e evitar variações térmicas.
  • Fixação: Fixe a carga adequadamente para evitar que se movimente durante o transporte, causando danos aos produtos.

Monitorização da temperatura durante o transporte

 

Monitorização da temperatura durante o transporte

A Evergreen Line apresenta Contentores de Temperatura Controlada de última geração com tecnologia IoT avançada e uma interface on-line fácil de usar.

O objetivo é elevar a visibilidade e a fiabilidade, permitindo medidas rápidas de solução de problemas para proteger produtos refrigerados perecíveis e remessas críticas.

Os clientes que têm acesso on-line podem monitorizar dados abrangentes relacionados com os reefer que transportam produtos perecíveis e refrigerados durante toda a viagem.

 

Visibilidade

  • Acesso 24h, 7 dias por semana;
  • Rastreamento em tempo real aos movimentos de contentores de temperatura controlada;
  • Monitorização da temperatura interna, humidade, níveis de O2 e CO2;
  • Garantia da integridade da carga durante o transporte.

Acesso Digital

Otimização da Cadeia de Abastecimento

  • Otimização proativa da cadeia de abastecimento;
  • Acesso a dados on-line confiáveis ​​e otimização da gestão da cadeia de abastecimento;
  • Possibilidade de entrega atempada e segura das mercadorias.

 

 

Documentação necessária para a exportação e importação

Embora o transportador o vá auxiliar na documentação necessária, tenha presente que poderão ser necessárias tramitações específicas:

  • Prepare uma ficha técnica detalhada da carga, incluindo o tipo de produto, temperatura ideal, data de fabricação, data de validade e outras informações relevantes.
  • Emita os documentos de transporte necessários, como conhecimento de embarque, e inclua todas as informações sobre a carga refrigerada.

 

Conclusão e Considerações Finais

O transporte em Contentores de Temperatura Controlada é fundamental para a cadeia logística global, especialmente para produtos perecíveis que exigem condições específicas de temperatura para preservar a sua qualidade e segurança.

Ao compreender os aspetos técnicos, as configurações e os cuidados necessários para o transporte em reefers, empresas exportadoras e importadoras portuguesas podem otimizar as suas operações, reduzir perdas e garantir a satisfação dos seus clientes.

É crucial salientar a importância de:

  • Escolha do parceiro logístico: contacte a Green Ibérica, que é representante das melhores soluções de transporte marítimo de produtos refrigerados.
  • Monitorização contínua: A tecnologia de monitorização em tempo real permite acompanhar as condições dentro do contentor e tomar medidas corretivas em caso de desvios.
  • Compliance com as regulamentações: É fundamental estar conforme as normas nacionais e internacionais para o transporte de produtos perecíveis, garantindo a segurança alimentar e a proteção do meio ambiente.
  • Inovação: A indústria de transporte refrigerado está em constante evolução, com o surgimento de novas tecnologias e soluções para otimizar a cadeia de frio. Estar atento às novidades do mercado é fundamental para garantir a competitividade.

Em resumo, o transporte em Contentores de Temperatura Controlada oferece diversas vantagens para as empresas portuguesas, como:

  • Ampliação dos mercados: possibilita a exportação de produtos perecíveis para diversos destinos, diversificando a carteira de clientes.
  • Melhoria da reputação: A entrega de produtos de alta qualidade fortalece a imagem da empresa no mercado.
  • Redução de custos: A otimização da cadeia de frio e a prevenção de perdas contribuem para a redução dos custos operacionais.

Ao investir num transporte refrigerado eficiente e seguro, as empresas portuguesas podem fortalecer a sua posição no mercado global e garantir o sucesso das suas operações.

Este guia visa fornecer informações básicas sobre o transporte em Contentores de Temperatura Controlada. Para obter informações mais detalhadas, consulte a Green Ibérica.

como importar da china para portugal

Como Importar da China para Portugal em 2024

Pesquisa de produtos chineses

Já pensou em como importar da China para Portugal em 2024?

Uma das etapas mais importantes desse processo é a pesquisa de produtos chineses. É essencial encontrar produtos de qualidade, com um bom custo-benefício e que atendam às necessidades do mercado português.

Por isso, dedique tempo para estudar as tendências, pesquisar fornecedores confiáveis e analisar a procura do público-alvo. Com um trabalho de pesquisa bem-feito, estará mais preparado para importar com sucesso da China para Portugal.

Tenha atenção que existem regras de importação que se aplicam na União Europeia ou num determinado Estado-Membro

As importações de algumas mercadorias sensíveis ou as importações de determinadas mercadorias provenientes de países específicos podem ser proibidas, ou restringidas. Pode necessitar de autorizações, de uma licença ou de apresentar uma notificação de importação oficialmente aprovada.

Consulte a base de dados TARIC para verificar se necessita de uma licença de importação para o seu produto.

Os principais tipos de produtos sujeitos a restrições à importação são: produtos agrícolas, medicamentos, produtos químicos, produtos siderúrgicos, bens culturais, produtos têxteis e vestuário, armas, mercadorias de contrafação ou pirateadas, artigos/publicações/gravações vídeo indecentes, espécies ameaçadas de extinção, resíduos, alguns animais vivos e produtos que contenham substâncias animais, plantas e produtos que contenham substâncias vegetais.

Para esses produtos, verificar quais as regras aplicáveis.

EU Customs Tariff (TARIC)

Encontrar produtos baratos e com qualidade

Se está interessado em começar a importar produtos da China para vender em Portugal, uma das partes mais importantes do processo é descobrir os produtos.

Qual o melhor website?

Uma boa maneira de descobrir produtos rentáveis é pesquisar nas plataformas de comércio eletrónico chinesas, para ver quais itens estão em alta e têm potencial de venda, vejamos algumas das principais:

exemplos de websites de importação de produtos da china

Além disso, também é essencial estar atento às tendências de mercado e às necessidades dos consumidores em Portugal. Com um pouco de pesquisa e dedicação, pode encontrar produtos importados da China que serão um sucesso no mercado português em 2024.

Verificar a procura no mercado português para a importação de produtos da China

Tem que ver se já existe procura no mercado português, e verificar as tendências de importação de produtos. Aqui entendemos que a empresa já tem conhecimento do seu mercado, e sabe onde pesquisar a informação do seu sector.

Sabemos que a plataforma Sinoimex é muito procurada para ter uma visão geral, a ajudar a compreender o mercado.

Por exemplo, nos produtos "Measurement, detection and analysis automatic control instruments and appliances" de 2021 para 2022 houve um decréscimo nas importações em todos os principais países importadores, exceto a China. Isso é um indicador que os fornecedores da China estão a conseguir entrar neste mercado.

Também pode aferir uma visão global de quais são as exportações da China para Portugal, mediante as estatísticas publicadas pelo INE.

Uma fonte adicional de dados e tendências pode ser encontrada no Observatory of Economic Complexity (OEC), onde disponibilizamos o link das conexões de Portugal com a China. Na imagem abaixo é possível ter uma ideia das importações da China para Portugal.

As análises específicas devem considerar a indústria em que se enquadra.

exportações da china para portugal em 2022

Avaliar a concorrência desses produtos em Portugal

Depois de ter verificado a procura, é muito importante verificar se a concorrência oferece o mesmo produto, ou similar. Dependendo da indústria onde se enquadra, a consulta deve ser sempre efetuada.

No caso de produtos de venda através da internet, é fácil de identificar a concorrência. Mas nos casos de produtos sob consulta, existem sempre os relatórios específicos como o Euromonitor. Existem diversas empresas que revelam as tendências de mercado (consumer trends), relatórios de mercado, plataformas de análise. Nessas empresas, que são várias, tenha sempre atenção à forma como os dados são extraídos.

Pode pedir cotações aos concorrentes, quer por meio de recursos internos ou por meio de serviços de contratação externa.

Convém sublinhar que o processo de análise competitiva de produto é um processo de gestão: listar concorrentes, analisar as funcionalidades e preços dos produtos dos concorrentes, análise do design do produto, análise das táticas de vendas e de marketing do concorrente. E dai decorrem modelos de análise como análise SWOT, benchmarking, entre outros.

Escolha dos fornecedores na China

Antes de avançar com a escolha do fornecedor determine como ponto de partida:

  • Especificações do produto: ser meticuloso quanto aos pormenores do produto, materiais, normas de qualidade e certificações.
  • Quantidades de encomenda: considere as quantidades mínimas de encomenda (MOQs) e como estas se alinham com as suas necessidades.
  • Requisitos de entrega: especifique os prazos de entrega, os métodos de envio e as necessidades específicas de embalagem.

Mais tarde, pode aferir se existiu um grande desvio. Se, durante a negociação, os objetivos tornaram-se demasiado irrealistas.

Pesquisar fornecedores confiáveis

Já alguma vez se interrogou sobre o que faz da cadeia de abastecimento chinesa uma potência global? Na intrincada teia do comércio internacional, a cadeia de abastecimento chinesa é um ator fundamental. Compreender as suas complexidades e a importância crítica de uma negociação eficaz pode ser o fator de mudança para as empresas que procuram prosperar neste cenário competitivo.

#1 A Escolha entre fabricante e empresa comercial, tem impacto na gama de produtos, preços e personalização nos mercados chineses

Uma empresa comercial oferece normalmente uma gama mais vasta de produtos, uma vez que se abastece junto de vários fabricantes. Isto pode ser uma vantagem para as empresas que procuram variedade. No entanto, um fabricante pode oferecer preços mais baixos devido à ausência de intermediários e oferecer mais espaço para a personalização.

A localização estratégica de uma fábrica pode influenciar significativamente os custos de transporte e os prazos de entrega.

#2 Verifique a dimensão do fabricante

Uma grande força de trabalho significa frequentemente a capacidade de uma fábrica para lidar com encomendas em massa e manter uma qualidade consistente sob elevadas exigências de produção. Por outro lado, uma força de trabalho mais pequena pode indicar uma operação mais especializada, potencialmente oferecendo soluções mais personalizadas, mas com capacidade limitada.

#3 Estabeleça uma comunicação inicial com vários fornecedores que asseguram qualidade

O ideal é elaborar uma lista de, pelo menos, 10 fornecedores. Isto permitir-lhe-á pesar cuidadosamente os prós e os contras dos diferentes fornecedores e identificar quaisquer que estejam a oferecer condições que pareçam muito fora da norma (por exemplo, um custo unitário muito baixo).

Os próprios portais de fornecedores da China oferecem inúmeras informações, certificações, mas pode ir mais além investigar os websites dos fornecedores, se as certificações são relevantes. É mesmo importante ser diligente.

No comércio chinês, uma negociação eficaz pode conduzir a melhores preços, qualidade e condições de entrega.

#4 Verificar a qualidade e certificação dos produtos

Regiões como Guangdong são conhecidas pela sua mão de obra qualificada e tecnologias de fabrico avançadas, conduzindo a produtos de maior qualidade. Em contrapartida, outras regiões podem oferecer custos mais baixos, mas em detrimento da qualidade. Trata-se de um equilíbrio que deve ser cuidadosamente considerado no contexto dos requisitos do seu produto.

#5 Verifique o significado das certificações que a empresa oferece

Os fornecedores da china têm um conhecimento profundo da conformidade internacional e das normas de qualidade, cruciais para os produtos de retalho.

É provável terem estabelecido processos de controlo de qualidade e estejam familiarizados com as certificações exigidas em vários mercados, o que os torna parceiros fiáveis para as empresas que pretendem ter uma presença global no retalho.

Muitos produtos exigem a marcação CE antes de poderem ser vendidos na UE. A marcação CE indica que um produto foi avaliado pelo fabricante e considerado como cumprindo os requisitos de segurança, saúde e proteção ambiental da UE. É obrigatório para produtos fabricados em qualquer parte do mundo e depois comercializados na UE.

Confronte sempre as informações disponibilizadas pelas empresas chinesas sobre a adequação dos seus produtos às normas de conformidade da UE com os requisitos exigidos pelo regulador português. Por exemplo, se pretender importar produtos médicos, convém consultar o Infarmed para se assegurar de que a mercadoria cumpre as normas comunitárias e nacionais de conformidade.

#6 Avaliação da qualidade por meio de amostras no comércio chinês

Pedir amostras antes de fazer uma encomenda completa permite uma avaliação direta da qualidade do material e do cumprimento das especificações. Por exemplo, na indústria têxtil, as amostras são essenciais para avaliar a qualidade do tecido, a precisão da impressão e o design geral. Trata-se de um pequeno investimento que pode evitar erros dispendiosos no futuro.

É importante conhecer a política de amostras de um fornecedor. Alguns fornecedores podem oferecer amostras gratuitas, enquanto outros cobram uma taxa, especialmente para produtos personalizados. Esta taxa é frequentemente dedutível da encomenda final. A chave é esclarecer estes termos antecipadamente para evitar mal-entendidos e garantir que a amostra representa corretamente o produto final.

#7 Quanto custa uma inspeção outsourcing?

Muitos compradores têm problemas de qualidade negligenciados, uma forma óbvia de controlar o problema é encontrar uma empresa de inspeção na China para verificar a qualidade antes do envio.

Ao mesmo tempo, receiam chocar os fabricantes dando a impressão de desconfiança. Não deve ser o caso, se evidenciar logo de início que é um procedimento normal da sua empresa.

O custo de um serviço de inspeção na China pode variar em função de uma série de fatores, incluindo o tipo de inspeção, a complexidade do produto e a localização da fábrica.

No entanto, como regra geral, pode esperar pagar até 300 USD por homem-dia por serviços de inspeção de produtos na China. Existe que efetue um serviço de inspeção barato (cerca de 100 USD homem-dia), contudo tenha a noção que são menos confiáveis. Irá depender do valor da encomenda e da simplicidade das inspeções.

Segue-se uma discriminação de alguns valores, de uma empresa de inspeção, dos custos típicos dos diferentes tipos de inspeção:

  • Inspeção de pré-produção (PPI): 198 USD por homem-dia
  • Inspeção durante a produção (DPI): 228 USD por homem-dia
  • Inspeção final (FI): 200 - 248 USD por homem-dia
  • Auditorias às fábricas: o custo das auditorias às fábricas também é semelhante, variando entre 188 e 268 USD por homem-dia.

Para além das taxas homem-dia, podem existir taxas adicionais para viagens, alojamento e refeições. Deve também ter em conta o custo de quaisquer testes laboratoriais que possam ser necessários.

Negociar preços e condições de pagamento

Uma comunicação eficaz é a pedra angular de qualquer negociação bem-sucedida.

Na China, isto significa ser claro, respeitoso e paciente.

A utilização de uma linguagem simples, mas precisa é fundamental para evitar mal-entendidos. Por exemplo, a articulação clara das especificações do produto e dos prazos ajuda a evitar discrepâncias. Além disso, adotar uma abordagem flexível e mostrar vontade de compreender as limitações do seu fornecedor pode conduzir a negociações mais produtivas.

Um dos principais desafios é reconhecer a importância da construção de relações. Outro erro comum é ignorar as ‘nuances’ culturais, tais como a importância de dar a cara nas interações comerciais. Além disso, a falta de diligência ou a subestimação do valor de um processo de inspeção de qualidade minucioso pode levar a problemas após o acordo.

 

Compreensão e negociação de condições de pagamento favoráveis.

Negociar condições de pagamento favoráveis é um equilíbrio delicado entre a compreensão das restrições do seu fornecedor e a proteção do seu fluxo de caixa. Na China, é comum começar com um depósito de 30% e o restante após o envio.

No entanto, as condições podem variar muito e fatores como a dimensão da encomenda, o histórico da relação e o tipo de produto desempenham um papel significativo.

 

Transporte da mercadoria mediante acordo do INCOTERM

Recomendamos que sempre controle o envio e sugerimos o uso do termo FOB (Franco a Bordo) acompanhado do local. Exemplo:  FOB Shanghai.  Dessa forma, o preço que receberá incluirá o valor da mercadoria e todos os custos relacionados até que ela seja colocada a bordo do navio (no caso de transporte marítimo). Para importações por via aérea, recomendamos o uso do termo FCA (Franco Transportador).

Encargos fiscais e aduaneiros

Nesta fase, deve entrar em contacto com um DESPACHANTE OFICIAL com a fatura pró-forma da encomenda, pedir uma avaliação dos encargos fiscais e aduaneiros, bem como dos serviços de despacho e, mais uma vez, verificar se não existem restrições à importação.

No âmbito de parcerias mantidas entre a Green Ibérica e prestadores de serviço especializados, dispomos do serviço de DESPACHANTE

Como complemento verifique o portal das finanças - Serviços Aduaneiros.

Logística e transporte

Escolher o meio de transporte adequado

A regra é escolher o transporte marítimo, pois os custos de transporte são muito mais baixos. O tempo de trânsito é por volta dos 40 dias, entre um porto da China, e o porto de Lisboa ou de Leixões.

Embora a maioria das mercadorias seja enviada pelo mar, a carga aérea é, sem dúvida, a opção mais cara entre todos os métodos de transporte. O transporte aéreo é rápido e seguro, especialmente para mercadorias com peso abaixo de 500kg. Porém, é importante salientar que os preços do transporte aéreo são relativamente altos, especialmente para mercadorias com peso acima de 500 quilogramas. Portanto, ao optar pelo frete aéreo, considere o custo e a urgência do seu envio.

Contratar uma empresa de logística

evergreen line uma companhia de transportes maritimo sustentável Aqui a nossa recomendação será de nos contactar. Representamos a EVERGREEN LINE  uma das principais empresas de transporte marítimo do mundo, com uma frota que garante 6 serviços semanais da China para Portugal.

Dispomos igualmente de serviços complementares, que agilizam a movimentação da mercadoria e nos torna “one stop shop”.

Ao escolher a EVERGREEN LINE, você está assumindo um compromisso com um planeta mais sustentável. A empresa ocupa a liderança mundial no setor de transporte marítimo sustentável.

Contacte-nos: https://greeniberica.pt/maritimo-importacao/

Documentação para importara da China

Serão necessários os seguintes documentos.

  • A fatura emitida pelo fornecedor, onde estão detalhadas informações importantes sobre a empresa, como a razão social e dados cadastrais. Além disso, ela contém a descrição dos produtos ou mercadorias, o preço e o INCOTERM da venda, como, por exemplo, se é FOB (Porto de origem) ou CFR (Porto de chegada).
  • Packing List: O fornecedor chinês precisa entregar um documento claro e detalhado contendo todas as informações sobre o que está a ser enviado, incluindo a identificação e quantidade dos volumes, o peso individual e total, bem como as medidas de cada volume, etc.
  • O certificado de origem é um documento importante para comprovar a procedência da mercadoria que está a ser negociada. Ele possibilita que tanto o exportador quanto o importador obtenham isenção ou redução de impostos, graças aos acordos internacionais. Geralmente, esse certificado é conhecido como FORM A., além disso, dependendo do tipo de produto envolvido, podem ser necessários outros documentos e certificados, como para alimentos, pescado, cosméticos, roupas, calçados, bens pessoais ou bagagens.
  • O Bill of Lading (BL) é o documento emitido pela empresa de transporte (Evergreen Line, esperamos nós) no local de origem e entregue ao fornecedor. Normalmente, o fornecedor enviará esse documento para o comprador após a quitação da dívida (ou antes, se houver crédito concedido). É com a apresentação do BL que a empresa de transporte marítimo poderá efetuar a entrega da mercadoria.

Serviços complementares

  • Livre prática (despacho de importação) no porto de transbordo da União Europeia (Roterdão);
  • Livre prática (despacho de importação) em portos portugueses de mercadoria com destino a Portugal ou a outros estados-membros da EU;
  • Seguro de transporte da mercadoria;
  • Armazenagem;
  • Consolidação e desconsolidação de contentores;
  • Transporte do porto em Portugal para o lugar determinado.
  • Serviço de grupagem marítima.

Acompanhar o processo de entrega

A Evergreen dispõe de uma plataforma eletrónica que permite acompanhar todo o processo de transporte marítimo:

https://www.shipmentlink.com/

Inclui o acompanhamento em tempo real de onde a mercadoria se encontra.

A chegada nos serviços aduaneiros, o despachante oficial, irá entrar em contacto para efeitos de tramitação e de pagamentos de impostos e taxas.

Depois de liberada a mercadoria efetua-se o serviço de transporte até ao destino final.

Deve efetuar uma inspeção à mercadoria entregue, para verificar se está tudo conforme o que pediu.

 

Green Iberica é PME excelência 2022 e PMELider

A Green Ibérica é PME Excelência 2022 e PME Líder 2023!

A Green Ibérica recebeu, mais uma vez, a distinção de PME Excelência 2022 e PME Líder 2023, atribuída pelo IAPMEI! Agradecemos a todos os clientes e colaboradores, internos e externos, que tornaram possível manter este estatuto.

É verdade que esta distinção não é nova já que tem sido um reconhecimento que nos acompanha há vários anos. É, no entanto, um orgulho enorme ver o nosso trabalho, esforço e dedicação, uma vez mais reconhecidos por este organismo.

Estatuto PME Líder

O estatuto PME Líder é um selo de reputação das empresas portuguesas, atribuído pelo IAPMEI – Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas, em parceria com bancos parceiros e as Sociedades de Garantia Mútua. Nesta lista constam as organizações com melhores notações de avaliação e indicadores económico-financeiros.

Para além da reputação associada, este estatuto de PME Líder permite o acesso a diversos benefícios, tais como:

  • Acesso a produtos financeiros em melhores condições;
  • Acesso privilegiado a uma rede de serviços;
  • Facilitação da relação com a banca;
  • É um certificado de qualidade para as empresas na sua relação com o mercado.
certificação PME Líder 2022 da Green Ibérica
Certificado PME Excelência 2022 da Green Ibérica

Sobre o IAPMEI

O IAPMEI tem a missão de:

“Promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas que exerçam a sua atividade nas áreas sob tutela do Ministério da Economia, designadamente das empresas de pequena e média dimensão, com exceção do setor do turismo e das competências de acompanhamento neste âmbito atribuídas à Direção-Geral das Atividades Económicas.”

 

Na Green Ibérica continuaremos “Naturally on the way” visando aportar valor aos nossos clientes.

Regime de Comércio de Emissões da UE (ETS – Emissions Trading System)

Estimado cliente,

Desde 2005, o Regime de Comércio de Emissões da UE (ETS – Emissions Trading System) foi introduzido pela União Europeia como um mecanismo baseado no mercado para combater as emissões de gases com efeito de estufa na comunidade europeia e, de acordo com a última decisão, a partir de 2024, o ETS incluirá atividades de transporte marítimo no âmbito da Área Económica Europeia (EEA-European Economic Area) composta pelos estados-membros da UE, Islândia, Liechtenstein e Noruega. Os operadores de navios serão obrigados a devolver licenças por cada tonelada de CO2 emitida.

De acordo com a nova lei, as companhias marítimas são obrigadas a adquirir licenças para as seguintes emissões:

  • 50% das emissões provenientes de viagens que partem de um porto da UE para um porto fora da UE e vice-versa.
  • 100% das emissões provenientes de viagens entre portos da UE.
  • 100% das emissões provenientes de navios atracados num porto da UE.

As companhias de navegação são obrigadas a apresentar licenças equivalentes a uma parte de suas emissões, conforme cronograma abaixo:

  • 2024 : apresentar licenças para 40% das emissões;
  • 2025: apresentar licenças para 70% das emissões;
  • 2026: apresentar licenças para todas as emissões.

Em conformidade com a nova lei e as condições da tarifa de carbono introduzida pelo Regime de Comércio de Emissões da UE (ETS – Emissions Trading System), a Evergreen Line irá cobrar a sobretaxa equivalente a partir de 01 de Janeiro de 2024 a todas as cargas com origem ou destino na Europa, sendo o montante estimado conforme indicado abaixo, sujeito a revisão periódica.

 

                                                            Currency  : EURO
Trade From/To Dry per TEU Reefer per TEU
Asia/Europe 27 41
Europe/Asia & Australia 14 21
Asia/Mediterranean Area & North Africa 23 35
Mediterranean Area & North Africa/Asia & Australia 9 14
Africa (East + South)/Europe 27 41
Africa (East + South)/Med, North Africa 23 35
Australia/Europe 27 41
USA, Puerto Rico/Med Area & Black Sea 23 35
Mexico/Europe 19 29
Europe/USA & Puerto Rico 33 50
Europe/Mexico 33 50
Europe/East & South Africa 14 21
Europe/Med & North Africa 20 30
Intra Europe 35 53
Med , North Africa/Africa (East+South) 21 32
Med, North Africa/Europe 21 32
Intra Med Area & North Africa 17 26

 

Notas:

  1. Equipamento Especial, excepto equipamento Reefer, tem montantes iguais aplicáveis na carga dry;
  2. Data efectiva : a partir de 1 de Janeiro de 2024;
  3. Validade: revisão anual, mas sujeito a alteração mediante aviso prévio;
  4. Pago no local de pagamento do frete.

Pedidos de esclarecimentos adicionais devem ser dirigidos ao nosso departamento comercial.

 

Boas Festas

A Green Ibérica deseja a todos os seus parceiros e colaboradores

Feliz Natal e Próspero Ano Novo 2024

EVERGREEN nomeada para os PRÉMIOS DE CARGA T&N 2023!!

A EVERGREEN está nomeada para os PRÉMIOS DE CARGA T&N 2023!

 

É com enorme gosto que anunciamos que a EVERGREEN está de novo nomeada para os PRÉMIOS DE CARGA T&N 2023, na categoria melhor armador Portugal-Asia, prémio que já venceu por quatro ocasiões!

Para a Green Ibérica é uma enorme honra ver a nossa representada novamente nomeada para estes prémios, que já são históricos, visto que a primeira edição remonta já a 2003, e cujos objetivos passam por distinguir os melhores players em cada segmento de mercado, escolhidos pelos seus pares, e homenagear todos os que trabalham no sector.

As votações para determinar os vencedores estão abertas até às 24 horas de dia 31 de outubro. Pode votar na EVERGREEN através do seguinte link: https://forms.gle/39jrGXVRE49XkvoVA. Atenção que é aceite somente um voto por organização.

Os resultados dos PRÉMIOS DE CARGA T&N 2023 serão revelados a 30 de novembro, no tradicional Jantar, a decorrer no hotel Crowne Plaza, no Porto.

Vote na EVERGREEN!

 

 

 

 

 

 

A Green Ibérica é o representante dos transportes marítimos da EVERGREEN em Portugal.

Transporte marítimo mediterrâneo – Novas rotas EVERGREEN LINE

EVERGREEN LINE expande os seus serviços no Mediterrâneo

No intuito de corresponder às necessidades dos nossos clientes, a EVERGREEN LINE lança novo serviço para a Líbia, porto de Misurata, com saídas semanais de Lisboa e Leixões.

Com este serviço, exportadores e importadores nacionais beneficiam de uma cobertura alargada do Mediterrâneo através do hub de Piraeus (GR).

 

Resumo da área de cobertura do Mediterrâneo:

-15 países;
-11 rotas;
*29 portos de origem/destino.

Country of Origin / Destination  -> Ports or Origin/Destination
Algeria   -> Algiers
Bulgaria -> Varna
Cyprus -> Limassol
Egypt -> Alexandria
Giorgia -> Poti
Greece -> Piraeus, Thessaloniki
Israel -> Ashdod, Haifa
Italy -> Ancona, Bari, Genoa, La Spezia, Ravenna, Trieste, Venice
Lebanon -> Beirut
Libya -> Misurata
Morocco -> Casablanca
Romania -> Constanta
Slovenia -> Koper
Spain -> Valencia
Turkey -> Aliaga, Gebze, Gemlik, Iskenderun,Istanbul, Izmir, Mersin

Informações sobre horários podem ser consultadas no portal público da EVERGREEN LINE www.shipmentlink.com

Pedidos de cotação e outro tipo de informações complementares podem ser obtidos junto do nosso dept° comercial.

Lisboa: +351 210 026 555;
Leixões: +351 229 991 300
sea.quotes@greeniberica.pt

 

A Green Ibérica celebra o seu 36º aniversário

A Green Ibérica celebra o seu 36º aniversário !!!

Faz hoje, dia 23 de junho de 2023, 36 anos que a Green Ibérica se estabeleceu no mercado português. São já mais de três décadas e meia de muitas lutas e desafios que, apesar de difíceis, deram mais sabor às muitas vitórias alcançadas.

Mas a nossa idade não nos fez parar no tempo. Procuramos sempre a resposta mais tecnológica aos desafios com que nos deparamos. Um exemplo disso é o atendimento telefónico, que pode ser feito onde quer que estejamos, quer seja no escritório, em teletrabalho, em viagem… Onde quer que tenhamos rede de internet conseguimos falar consigo.  Através de um sistema inovador, respondemos , actuamos e ultrapassamos consigo os constrangimentos logísticos !!!

Isto tudo permitiu-nos alcançar uma forte implementação em Portugal, para o que também contribui o facto de sermos o único agente a atuar neste mercado que representa simultaneamente operadores de transporte marítimo e aéreo, disponibilizando diversas soluções de transporte intermodal.

A Green Ibérica Pelo Mar

Fundada em Portugal em 1987, a Green Ibérica veio com a missão de disponibilizar o serviço marítimo mundial do grupo EVERGREEN através da EVERGREEN LINE, inscrevendo o nosso país  nas principais rotas do comércio mundial. Esta parceria permite assegurar diversas formas de transporte contentorizado, conforme a natureza específica da mercadoria, tanto de importação como exportação.

As rotas principais permitem a cobertura das seguintes áreas:

  • Extremo Oriente
  • Sub-Continente Indiano e Médio Oriente
  • Estados Unidos e México (Costa Este e Golfo do México)
  • Intra-Europa
  • Mediterrâneo, Norte de África e Mar Negro
  • África Oriental

A Green Ibérica Pelo Ar

A Green Ibérica por via aérea tem diversas representadas. Esta diversidade permite-nos apoiar a exportação nacional para vários países, com voos diários para os 5 continentes, oferecendo múltiplas opções logísticas para os seus envios.

As companhias que representamos são as seguintes:

  • Air China Cargo
  • airBaltic
  • ANA Cargo
  • Qatar Cargo

Bem sabemos que vivemos tempos difíceis, mas estamos aqui, com a resiliência e a vontade para continuar a lutar com toda a força pelos valores que nos inspiram. Confiamos que o melhor está sempre para vir!

Mas não fizemos a nossa viagem sozinhos. A todos temos de agradecer: clientes, fornecedores, colegas e amigos!

Que este seja mais um de muitos anos de sucesso!