A Evergreen Encomendou Oito e Afretou Doze Navios Porta-Contentores de 11 000 TEU

Em fevereiro passado, a Evergreen Marine Corp. (EMC) chegou a acordo para a compra de 8, e afretamento de 12, porta-contentores todos novos com 11 000 TEU de capacidade. O acordo de compra fez-se com a Samsung Heavy Industries (SHI) enquanto que o contrato de afretamento foi efectuado com a Shoei Kisen Kaisha.

Os navios serão distribuídos de forma igual entre as duas subsidiárias da EMC, a Greencompass Marine S.A. e a Evergreen Marine Ltd., de Hong Kong, que ficarão com 10 navios cada. A entrega destes novos navios está prevista acontecer entre 2020 e 2021.

A EMC salienta que este programa de renovação vai ao encontro das futuras exigências de mercado e que a renovação da frota é para continuar.

 

Dimensões e Mais-Valias dos Novos Porta-Contentores

Os novos navios tem um comprimento total de aproximadamente 334 m, cerca de 48,4m de boca, estão aptos a transportar 11 850 TEU com um porte bruto de 127 000 toneladas num calado de 15,5m. Estes navios estão desenhados para navegar a uma velocidade de 23 nós e estão aptos a atravessar o Canal do Panamá.

O comprimento fora a fora destes navios é inferior à dos “ULCC” Ultra Largos Porta-Contentores que atualmente fazem o comércio entre a Ásia e a Europa, facilitando assim as manobras portuárias dos navios nos portos e concedendo  grande flexibilidade na distribuição da frota.

Estes navios estão, ainda, especialmente desenhados de forma a possibilitar uma carga de contentores de 40 pés em cima de dois de 20 pés. Esta disposição tanto pode aumentar a flexibilidade de carga do navio como pode maximizar a capacidade de transporte.

 

Frota Atual da Evergreen

A frota operacional atual da Evergreen Line abrange cerca de 200 porta-contentores com uma capacidade total acima dos 1,1 milhões de TEU. Para continuar a aumentar a qualidade e a competitividade do serviço a transportadora vai continuar o seu programa de renovação de frota. À medida que os navios forem entregues, a Evergreen vai devolvendo os navios afretados mais antigos, por forma a otimizar a eficiência da sua frota operacional e por forma a melhorar a competitividade do serviço.

Alinhada com os critérios intrínsecos de eco-friendly que a Evergreen impôs à sua própria operação, os navios vêm equipados com diversos sistemas de proteção do ambiente, tal como um sistema de tratamento de águas de lastro, e um sistema marítimo de energia alternativa por forma a cumprir com todos os regulamentos das agências marítimas internacionais e restantes autoridades competentes.

 

Com este upgrade da frota, a Green Ibérica pode proporcionar aos seus clientes em Portugal um melhor serviço, com rotas mais diretas entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacifico, o que pode representar prazos de entregas das mercadorias mais curtos para aquela zona do planeta. Para além disso, estes novos navios têm o condão de tornar a frota mais amiga do ambiente, indo ao encontro de uma das principais premissas da identidade da empresa.

 

A Green Ibérica é o representante dos transportes marítimos da Evergreen em Portugal.