A declaração incorreta de carga perigosa pode gerar um sério risco, não só a essa mesma carga, como também à saúde, à segurança, à propriedade. Isto porque, uma vez que não sendo corretamente manifestada, leva a que a mesma não seja devidamente manuseada e acondicionada.
Pelas características específicas – e de risco – que esta carga representa, está sujeita à aceitação por parte da linha. Quando aceite, serão feitas as indispensáveis adaptações específicas no booking.
A carga perigosa que não for agendada nem documentada como tal, será considerada carga perigosa não declarada. Nesse seguimento todos os custos, danos, multas e penalizações que possam dai advir serão da responsabilidade do mercador.
Por consequência, e com vista à segurança de todos os intervenientes, a EVERGREEN anunciou que vai avançar com multas para quem declarar cargas perigosas de forma incorreta. Assim, qualquer omissão, ocultação ou declaração incorreta de carga perigosa, vai resultar em penalizações a quem de direito.
Esta decisão está em linha com as medidas tomadas por outros armadores. E resulta de acidentes ocorridos cujas causas são atribuídas a declarações incorretas de cargas perigosas. Estas são aliás, segundo o Cargo Incident Notification System (CINS), as causas de aproximadamente 25% de todos os acidentes graves a bordo de navios porta-contentores.
Com esta medida a EVERGREEN pretende reduzir o risco que a declaração incorreta de carga perigosa representa para navios, cargas e pessoas.
Declaração Incorreta de Carga não Perigosa
Também as restantes cargas mal declaradas levarão à aplicação de taxas adicionais. Então, qualquer descrição ou declaração incorreta levará a uma responsabilização do mercador, que poderá incorrer em penalizações.
A Green Ibérica está aqui para ajudar na declaração correta de todas as cargas. Para mais informações, entre em contacto connosco.